Tempo de leitura: 2 minutos
Analisar as questões de concursos anteriores é uma tarefa que todo concurseiro deve fazer, pois é a melhor forma de identificar o estilo da banca e quais assuntos caem com maior frequência.
Por demandar bastante tempo do candidato, o Engemarinha vai ajudar quem irá prestar o Processo Seletivo para Oficiais Temporários da Marinha do Brasil com essa atividade.
Fizemos um mapeamento das questões que caíram nas provas anteriores. Dividimos em três tabelas: Formação Militar-Naval, Língua Portuguesa e Compreensão e Interpretação de Texto.
Antes de tudo, é bom lembrar que existem alguns assuntos que não caem mais, outros que são novos e que o próximo edital pode cortar e/ou adicionar outras matérias.
Segue uma breve explicação de como analisar as tabelas:
Formação Militar-Naval
Abaixo, é possível observar quantas questões de cada matéria de formação militar-naval caíram nos últimos cinco anos. É importante lembrar que na prova de 2016 existia a matéria de Normas Marítimas, que a matéria de Tradições Navais começou a ser cobrada a partir de 2018 e que a matéria de Defesa Nacional começou a ser cobrada em 2019.
Tendo isso em vista e analisando o gráfico de número de questões que caíram nos últimos 3 anos, vemos que houve uma tendência da Marinha do Brasil em cobrar cada vez mais questões dessas matérias que foram adicionadas por último: Tradições Navais e Defesa Nacional.
Língua Portuguesa
Para as matérias de Língua Portuguesa, notamos que existem alguns assuntos que sempre caem na prova e que merecem mais atenção: toda a parte de sistema ortográfico em vigor, classe de palavras, pontuação e concordância nominal e verbal.
Compreensão e Interpretação de Texto
Na parte de Compreensão e Interpretação de Texto, houve um aumento na parte de leitura e análise de textos verbais e não verbais. Além disso, seguindo a tendência da prova de Formação Militar-Naval, apostaríamos em mais questões de relações lexicais, aspectos fonéticos e funções de linguagem, por terem sido novas no edital de 2019.
Se você gostou das dicas deste artigo, siga as nossas páginas nas redes sociais — Instagram, YouTube para Engenheiros, Youtube para outras áreas e Facebook— para receber a atualização de todos os novos conteúdos e garantir a sua aprovação.