Trabalho e concurso público: saiba como conciliar a rotina profissional e de estudos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quer ser funcionário público, mas não sabe como conciliar trabalho e concurso? Realmente, não é fácil dar conta dos conteúdos programáticos que são exigidos nos editais, ainda mais tendo pouco tempo para estudar.

No entanto, isso não quer dizer que seja impossível, até porque, em contrapartida, há poucas pessoas que têm o tempo livre para se preparar.

Sendo assim, se você criar um planejamento de estudo, terá condições, sim, de ser aprovado. Então, saiba como conciliar a rotina profissional e de estudos com as orientações a seguir. Boa leitura!

Contents

Seja aprovado no concurso público mesmo trabalhando

Os concurseiros que trabalham e estudam têm uma vantagem em relação aos que só estudam. O nível de cobrança é menor, logo, a pressão para que você seja aprovado não atrapalhará o seu desempenho.

Outro benefício está relacionado à força de vontade, porque as pessoas que se dedicam exclusivamente a passar em um concurso têm mais chances de procrastinar. Isso porque os que têm a rotina mais atribulada conseguem se organizar e otimizar os estudos, pois sabem que cada minuto é valioso.

Diante disso, como seu objetivo é crescer profissionalmente, mantenha-se focado e perseverante para ser bem-sucedido e realizar um dos sonhos de sua vida.

Saiba como conciliar trabalho e concurso:

Organize sua rotina e crie tempo de estudo

Planeje sua rotina e crie horários para estudar todos os dias. Faça uma lista detalhada das suas atividades diárias e do tempo que leva para realizá-las. Após, risque tudo que você faz, mas que pode ser realizado em outro momento.

Assim, você começará a dar prioridade às tarefas. Por exemplo, mexer nas redes sociais e assistir a séries, a novelas e a filmes se transformará em tempo de estudo. Elabore, ainda, uma planilha determinando os dias em que cada matéria será estudada, o período para cada uma e o horário.

Aproveite cada minuto do seu dia

Use os minutos a seu favor. Por exemplo, no trajeto de sua casa para o trabalho, aproveite para ver videoaulas ou ouvir áudioaulas. No almoço, resolva as questões de concursos anteriores. Dessa forma, você otimizará seu conhecimento.

Estude nos finais de semana, nos feriados e nas férias

Lazer, agora, não é prioridade na sua vida. Aproveite os dias de folga do trabalho para estudar mais e conseguir absorver todo o conteúdo solicitado. Por isso, estude o maior número de horas possíveis. Caso tenha férias para tirar um mês antes de sua prova, aproveite para tirá-las e dar um gás nessa reta final.

Estude antes do trabalho

Como o seu aprendizado é preferencial, acorde mais cedo e aproveite que o cérebro está descansado para estudar as matérias antes de ir para o trabalho. Geralmente, o rendimento não é o mesmo à noite, assim, durma e acorde mais cedo.

Converse com seus amigos e familiares

Reúna familiares e amigos para explicar a eles que você ficará ausente por um tempo porque se preparará para prestar um concurso público. Peça a eles compreensão para que não fiquem cobrando a sua presença. Isso o ajudará a manter o foco, dessa forma, avise a todos que, após ser aprovado, tudo voltará ao normal e vocês curtirão muitos momentos juntos.

Invista em cursos online

Já que sua vida é corrida, opte por fazer um curso específico para o Concurso da Marinha. A modalidade EAD é a ideal nesse caso, pois será possível estudar nos horários mais propícios e no tempo que puder.

Agora que você já sabe como conciliar de maneira inteligente seu trabalho e concurso, não tem motivos para não iniciar sua preparação. A carreira militar está repleta de oportunidades para concurseiros interessados.

Quem sabe você não se encontra em um dos cargos da Marinha do Brasil? 

Clique aqui. para conhecer os cursos oferecidos pelo Engemarinha e descobrir porque nossa plataforma online é líder em aprovação para os Concursos da Marinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *