7 MOTIVOS PARA SER UM ENGENHEIRO DA MARINHA

Tempo de leitura: 6 minutos

Provavelmente você não sabe, mas a Marinha do Brasil é um dos poucos órgãos do país que oferece Concurso Público para a área de Engenharia todos os anos.

O próximo edital será publicado em janeiro de 2021 e, aqueles que iniciarem hoje sua preparação, vão largar na frente da “manada” que começa seus estudos somente depois do edital.

Além daqueles que sonham em ser um Engenheiro da Marinha, o concurso também está despertando a atenção de profissionais que se sentem desvalorizados em seus empregos e que temem as altas taxas de desemprego que vêm afetando o Brasil nos últimos anos.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o índice de desemprego brasileiro gira em torno de 12%, o que representa mais de duas vezes a média mundial, que é de 5%. 

Embora haja uma perspectiva de que essa situação comece a se reverter a partir de 2020, a evolução deverá ser a passos lentos.

No entanto, quem está em plena idade profissional não pode se dar ao luxo de esperar até os números melhorarem. 

É por isso que tanto jovens engenheiros recém-formados quanto aqueles que perderam o emprego nessa crise devem enxergar nesse concurso uma ótima oportunidade para conquistar a estabilidade e uma remuneração acima do piso salarial do engenheiro, que raramente existe nas empresas privadas.

Neste post vamos apresentar os principais detalhes desse concurso e os 7 grandes atrativos da carreira do Engenheiro da Marinha do Brasil.

Contents

Quais são os benefícios da carreira do Engenheiro da Marinha?

Veja 7 motivos que farão você se interessar em ser um Engenheiro da Marinha.

1# SALÁRIO ACIMA DA MÉDIA

concurso marinha

A tabela salarial do engenheiro, com base na lei que regulamenta a profissão (Lei 4.950-A/66), depende da jornada diária e do salário mínimo vigente. Quem trabalha seis horas por dia, por exemplo, tem direito a receber cerca de R$ 5.988. Já quem trabalha sete horas diárias recebe pouco mais de R$ 7 mil. A jornada de oito horas diárias, por sua vez, oportuniza ganhar cerca de R$ 8,5 mil.

No entanto, a realidade nem sempre é assim tão favorável quando o profissional está vinculado à iniciativa privada. Afinal, é bem comum que tais valores salariais não sejam respeitados na prática.

Porém, a Marinha do Brasil respeita e valoriza a esforço que o engenheiro tem para se formar, e por isso garante uma remuneração mensal bruta que ultrapassa a faixa dos R$ 10 mil, além dos salários indiretos e outros benefícios.

E a boa notícia é que essa remuneração será ainda maior com os ajustes aprovados no projeto da reforma da previdência dos militares.

 2# ESTABILIDADE

2

Muito provavelmente você conhece alguém que perdeu o emprego devido à crise econômica que passamos. As empresas, desde as microempresas até as multinacionais, se viram obrigadas a reestruturar seu quadro de funcionários para conseguir sobreviver a essa turbulência econômica.

Com isso, muitos bons profissionais foram demitidos e agora estão desorientados no mercado de trabalho, pois são poucas empresas que estão contratando e as oportunidades são muito disputadas.

Por isso, tenha em mente que a estabilidade das carreiras públicas, como a da Marinha, acaba com essa preocupação. 

Assim, o concursado terá a tranquilidade necessária para pode focar sua atenção e todos os seus esforços em ser um profissional melhor e mais realizado.

3# APOSENTADORIA INTEGRAL

 

3

O sistema previdenciário brasileiro passa por uma grave crise financeira que ameaça a concessão dos diversos benefícios. Mesmo com uma proposta de reforma em pauta, não dá para esperar que o valor recebido pelo INSS será suficiente para cobrir toda as despesas quando chegar a hora da aposentadoria.

Além disso, os brasileiros ainda estão limitados ao teto máximo pago do sistema de previdência, que, em 2019, é de R$ 5,8 mil.

A carreira na Marinha, no entanto, é uma das raras que você poderá receber a aposentadoria integral. Isso significa que o militar inativo continua a receber o mesmo salário que ganhava se aposentou, para o resto da vida.

4# PLANO DE CARREIRA DEFINIDO

4

Quem já trabalhou em alguma empresa privada sabe como é difícil entender a estrutura hierárquica dos cargos e o que fazer para receber uma promoção. Com isso, não é raro encontrarmos funcionários desmotivados, pois é natural ficarmos assim quando não temos clareza e projeções do nosso futuro profissional.

Quando o engenheiro ingressa na Marinha, é apresentado de forma clara e transparente para ele qual é a hierarquia da Instituição e quais são os pré-requisitos que precisa ter para subir de nível hierárquico.

5# NÃO NECESSITA DE EXPERIÊNCIA

5

O engenheiro (e qualquer outro profissional) recém-formado sabe muito bem da dificuldade que é arrumar um emprego quando termina a faculdade, porque a maior parte das vagas abertas exige experiência na área de atuação.

Se você não possui essa experiência, deve enxergar o Concurso Público da Marinha como uma excelente oportunidade, pois é somente o seu desempenho nas provas que definirá sua aprovação.

6# INVESTIMENTO EM TREINAMENTOS

 

6

São poucas as empresas privadas que investem em treinamentos e na capacitação do funcionário. Algumas chegam até a impedir que os colaboradores façam isso, caso seja necessário perder algumas horas de trabalho para a realização do treinamento.

Na Marinha, o engenheiro, ao longo da carreira, terá inúmeras oportunidades de realizar cursos extraordinários, normalmente em nível de Mestrado ou de Doutorado, em estabelecimentos de ensino no país ou no exterior.

7# SALÁRIOS INDIRETOS E BENEFÍCIOS EXTRAS

7

Além de tudo que já foi apresentado, o Engenheiro da Marinha também recebe outros benefícios além do salário, como:

  • ​​​​transferências remuneradas;
  • possibilidade de moradia quando fora da cidade do Rio de Janeiro;
  • assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha;
  • instalações sócio-recreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade;ajuda para aquisição de uniformes;
  • alimentação.

Agora que você já entendeu porque essa carreira, que pouquíssimos engenheiros conhecem, é tão atrativa, o próximo passo é conhecer os detalhes do Concurso Público que é a porta de entrada para ela.

E para isso, escrevemos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o processo.

CLIQUE AQUI para ver esse artigo e descobrir se você está apto para concorrer a uma das vagas.

34 Comentários


  1. Muito legal a postagem e a iniciativa do site. Sou estudante de engenharia e aspirante da carreira de engenheiro na marinha. Parabéns, pela iniciativa!!

    Responder

    1. Valeu Roger! É um projeto novo ainda, mas sei que pode ajudar muitas pessoas como você. Em breve teremos mais conteúdos e vídeo-aulas aqui 🙂


    2. tenho meu filho que ja esta no terceiro ano de faculdade engenharia eletrica. preciso de ajuda para conseguir um emprego para ele. pois sou viuva . não tenho condiçoes boas.


    3. Olá Janeth…infelizmente não posso conseguir um emprego para seu filho…o que posso fazer (que é a missão desse site) é ajudá-lo em sua preparação para o Concurso da Marinha…porém, o concurso é somente para quem já é formado…apesar disso, recomendo fortemente que se ele queira seguir a carreira militar, pelos diversos motivos citados no post, que ele comece a estudar agora e já faça os próximos concursos para adquirir experiência…


  2. Sempre fui fanático pela carreira militar, em especial a MARINHA, e esse artigo apimentou ainda mais o meu desejo pela carreira. Parabéns pelo artigo e pelo site, showw.

    Responder

    1. Valeu Alanildo!
      A ideia do site é justamente ajudar os engenheiros que sonham em seguir essa carreira.

      Abraço


  3. Acabei de conhecer esse site e estou adorando , sou estudante de engenharia e já penso em ano que vem fazer o concurso da Marinha , pois estou no sexto período.

    Responder

    1. Fico muito feliz em saber que gostou do site Rayana!
      A hora de começar a estudar é agora mesmo, está no caminho certo.
      Em breve mais conteúdos e resoluções serão publicados aqui 🙂

      Abraço.


  4. Parabéns pela iniciativa, site muito bem feito, organizado, material de primeira e os vídeos muito bem explicados. No aguardo de mais vídeos… Como sugestão, seria legal a resolução de exercícios das provas dissertativas específicas. Poderia ser através de fóruns com interação de todos. Mas parabéns!

    Responder

    1. Valeu Bruno!

      Essa ideia do fórum é realmente muito boa e já havia pensado nela…trabalharei para implementar isso o mais breve possível…

      Abraço e Sucesso!


    1. Olá Fernando,
      existe limite sim, que é 35 anos. Então, supondo que você for fazer o concurso no próximo ano (2017), você não pode fazer 36 anos (ou mais) até o dia primeiro de janeiro de 2018.
      Espero ter ajudado 🙂
      Abraço!


  5. Ainda pesquisei pouco sobre esse concurso… pelo que entendi, o local de trabalho é no Rio de Janeiro-RJ? E existem outras localidades, onde eu posso me transferir? Onde vejo quais outras localidades?

    Responder

    1. Olá Wagner,

      no Rio de Janeiro é realizado o curso de formação, durante 9 meses (entre março e dezembro)…
      depois disso, você poderá ser transferido para outra unidade da Marinha (para Engenharia geralmente é São Paulo ou Rio)…
      os alunos que tiverem as melhores notas durante esse curso de formação têm prioridade para escolher o local…

      Abraço e Sucesso!


  6. Excelente escrita , conseguistes vir a fazer uma resenha de todos os aspectos fundamentais os quais motivam os que desejam ingressar na Marinha do Brasil.Enquanto futuro Oficial.

    Responder

    1. Valeu Douglas!

      com certeza são vantagens atraentes, o que justifica o crescimento no número de candidatos a cada ano né…


  7. Olá, onde consigo achar o edital para o engenheiro de produção?

    Responder

  8. Olá Lauro, muito bom ver um site como o seu, incentivando e ajudando o pessoal pro concurso da Marinha, que é meu objetivo de carreira como engenheiro mecânico. Estou no último ano da graduação, e estou estudando pro concurso, já resolvi quase todas as questões das provas, desde a aplicação em 2004 até o ano de 2016 e gostaria de saber, se você chegou a resolver as questões: 10ªquestão (ano 2014 – prova amarela) e a 4ªquestão (ano 2015 – prova amarela). Muito obrigado.

    Responder

  9. Olá, sou Engenheiro de Pesca, gostaria de saber se com minha formação posso tomar posse como engenheiro da marinha?
    Obrigado!

    Responder

    1. acredito que não Maykon, mas sugiro enviar um email para a diretoria de ensino da Marinha para confirmar…


  10. Infelizmente a vantagem 5 não está valendo para este ano pois foi inserida a prova de títulos que vale 1/3 da nota final.

    Responder

    1. Isso complica bastante para quem não tem um mestrado/doutorado


    2. Depende, existem títulos que podem ser adquiridos por graduandos ou qualquer engenheiro recém formado por exemplo.

      Como os títulos definidos na linha D, E e F da tabela exposta no edital deste ano (pg 18 edital CEM-2017).

      D – Exercício de atividade profissional de nível superior na Administração Pública ou na Iniciativa Privada, em empregos/cargos na profissão a que concorre com 2 (dois) pontos por ano, até o total de 5 (cinco) anos, sem sobreposição de tempos. (10 pontos).
      E – Artigo publicado, como autor, em periódico nacional ou internacional (Qualis A ou B), até o limite de 1 (uma) publicação. (4 pontos).
      F – Certificado/Diploma de exames de proficiência nos idiomas inglês, espanhol, francês ou alemão a partir do nível intermediário: Cambridge English Preliminary (PET), Cambridge English First (FCE), Cambridge English Advanced (CAE), Cambridge English Proficiency (CPE), IELTS (pontuação mínima 4), TOEFL iBT (pontuação mínima 60), TOEIC (pontuação mínima 550), Michigan ECCE, Michigan ECPE, DELE (B1, B2, C1,C2), DELF (B1, B2), DALF (C1,C2), TestDaF, Goethe-Zertifikat (B1, B2, C1, C2) ou BULATS (B1, B2, C1, C2), com 2 (dois) pontos por certificado/diploma, devendo estes, necessariamente, atestar proficiência em idiomas distintos, até o limite de 3 (três) certificados/diplomas de exames de proficiência. (6 pontos).

      > Claro que comparado a quem já possui títulos de Doutorado/Mestrado esses pontos parecem mínimos, mas como “consolo” você pode tentar conseguir o máximo desses três itens e tentar se igualar em contagem de pontos com os mais experientes. Sem falar que no desempate a prova de títulos não se torna tão, TÃO importante, as notas das provas objetiva e discursiva de conhecimentos profissionais podem alavancar os recém formados ou que tenham mais experiências acadêmicas, já que os assuntos -Principalmente das provas objetivas- estão mais fresquinhos na cabeça. (Ao meu ver).


    3. Engenheiros recém formados não conseguirão o título da linha D, pois pede experiência na área que concorre, ou seja, experiência como engenheiro. E ainda, são apenas 2 pontos por ano.


    4. Muitos conseguem sim, há diversas vagas no mercado para algumas áreas da engenharia contratando recém formados ou alunos dos últimos anos de graduação. Mesmo sendo apenas 2 pontos por ano, já é algo e numa disputa desse tipo eles podem ser decisivos.


    5. Certificação oficial e pós graduação contam ?


  11. que site top, demais esse site, me animou bastante a estudar e aprender mais sobre engenharia, por favor, nao desistam desse site, mantenham ele atualizado e com muitas novidades, foi uma descoberta isso aqui!!!!!!!

    Responder

  12. BOA INICIATIVA CARA! OBG,
    GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE COMO É A PROVA DE REDAÇÃO, JÁ BUSQUEI EM VÁRIOS LUGARES E NÃO ENCONTREI MODELOS PARA TER UMA IDEIA DO PADRÃO DO CONCURSO. VOU PRESTAR A PROVA PRA EDUCAÇÃO FÍSICA ESSE ANO, DESDE JÁ AGRADEÇO!

    Responder

  13. Achei este site por acaso e já curti muito! Ainda estou concluindo o terceiro período de Engenharia Química e já me interesso pela área naval a algum tempo (Faço técnico na área). Achei o site motivador e norteador já que até o momento sobre o concurso só são abertos fóruns. Parabéns pela iniciativa! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *